terça-feira, 9 de abril de 2013

Aplicação móvel traduz voz e texto para língua gestual

Uma empresa nascida da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil, acaba de lançar uma aplicação gratuita, a ProDeaf, que traduz mensagens de voz e texto em português para a Língua Gestual Brasileira. 
A aplicação, por enquanto disponível apenas para Android, é gratuita e a Língua Gestual Brasileira (que é conhecida como 'Libras' e é diferente da Língua Gestual Portuguesa - LGP) é interpretada por uma personagem animada em 3D e personalizável. 
Desenvolvido por investigadores da UFPE em parceria com linguistas, tradutores, designers e surdos, o software oferece diferentes soluções entre elas o Prodeaf Tradutor (que traduz conteúdos online para Libras) e o Prodeaf Dicionário (onde o utilizador pode selecionar qualquer palavra em português e ver sua representação em Libras). 
A capacidade de tradução inversa, com o reconhecimento dos gestos e tradução para o português, deve ser lançada ainda este ano.
Dentro de poucas semanas, o ProDeaf vai chegar numa versão para iOS. Uma versão para Windows Phone da aplicação também está a ser desenvolvida, segundo a empresa.
O ProDeaf nasceu na Universidade Federal de Pernambuco, onde um grupo de alunos ouvintes e surdos, do curso de Ciências da Computação, quis criar um projeto conjunto. No entanto, os alunos enfrentaram muitas dificuldades de comunicação. 
O grupo decidiu, então, desenvolver uma solução para o problema e assim nasceu a empresa Proativa Soluções e Negócios, que acaba de lançar esta útil aplicação, por enquanto apenas disponível para a língua gestual do Brasil mas que, quem sabe, poderá integrar, no futuro, uma solução adequada à LGP.

Sem comentários: