quarta-feira, 20 de março de 2013

Coimbra recebe formação para comunicar com crianças autistas

O Centro de Intervenção Comportamental (CIC) de Condeixa-a-Nova promove, em Coimbra, no próximo fim-de-semana, uma formação para apresentar uma das ferramentas "mais eficazes" no desenvolvimento da comunicação em crianças autistas ou com outros atrasos do desenvolvimento.
Segundo o médico Sérgio Baptista, presidente do centro, o programa Picture Exchange Communication System (PECS) "é uma estratégia específica para as crianças que não comunicam ou falam com muitas limitações".
Desenvolvido pelos ingleses da Pyramid Educational Consultants, o programa desenvolve as competências iniciais de comunicação expressiva utilizando imagens.
"É um sistema que faz parte de uma estratégia mais global de tratamento do autismo, que se dirige a um grupo de crianças com problemas de comunicação", sublinhou o presidente do CIC, destacando que as crianças abrangidas acabam por "conseguir exprimir a suas necessidades e fazer frases completas".
Numa nota enviada à Lusa, o CIC considera que "mais do que utilizar imagens para suporte visual, o PECS é um sistema de comunicação funcional que desenvolve importantes competências sociais e comunicativas, sendo de fácil acesso, económico e cientificamente testado como uma das intervenções comunicativas mais eficazes".
A formação destina-se a técnicos e famílias, nomeadamente terapeutas da fala, educadores de infância, professores de Educação Especial, docentes, pais, familiares e profissionais do sector da saúde.
A formação, da responsabilidade técnica da Pyramid Educational Consultants, decorre no sábado e domingo, estando neste momento inscritas cerca de 60 pessoas de Norte a Sul do País, entre técnicos e familiares.
O autismo é uma perturbação do desenvolvimento que se caracteriza por défices na interacção social, problemas na comunicação, padrões estereotipados, e pouco funcionais, de comportamento que têm um enorme impacto ao longo da vida no indivíduo, na família e na sociedade.
Criado em 2011, o CIC é uma cooperativa que tem como missão apoiar crianças e jovens portadores de autismo, através da terapêutica baseada na Análise Comportamental Aplicada – ABA, "a única metodologia que apresenta evidência científica da sua eficácia e segurança no tratamento do autismo".
Quando uma criança não fala é absolutamente urgente dotá-la de um método de comunicação que permita a satisfação das suas necessidades - o PECS é fácil de aprender pela maioria das crianças (com diferentes tipos de diagnóstico), é portátil, pouco dispendioso e compreensível a todas as pessoas que se cruzam no dia-a-dia das crianças.




Sem comentários: