terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Menino britânico é incapaz de sorrir

Um menino britânico não consegue sorrir nem piscar os olhos, por causa de uma doença que paralisa os músculos faciais, a síndrome de Moebius.
A doença rara que afeta o pequeno Isaac Hughes, de cinco anos, diagnosticada aos oito meses, afeta também a sua capacidade de falar. Este menino é uma das 200 pessoas no Reino Unido que sofre da síndrome.
"A doença afeta a capacidade de falar e de sorrir do Isaac e isto provoca problemas consideráveis, apesar de ele ser uma criança feliz, com forte espírito, tenaz. Nada o impede de contar uma história, mesmo que ele não consiga dizer as palavras corretas.", conta a mãe de Isaac, Ceridwen, citada pelo"MailOnline". "Pode ser bastante frustrante e todos os dias enfrentam-se diferentes desafios", acrescenta.
O menino de Mold, País de Gales, até aos três anos não conseguia andar. Os pais, Ceridwen e Philip, e o tio, David Baynton-Power, estão a tentar angariar 250 mil libras (cerca de 287 mil euros) para um fundo de pesquisa sobre a doença que afeta Isaac.
Segundo a mãe da criança, a doença não tem cura e ainda nenhuma pesquisa foi feita para identificar a causa, por isso não há forma de prevenir a síndrome de afetar outras pessoas.
A síndrome de Moebius pode também provocar problemas na audição e sensibilidade nos olhos, devido à incapacidade de piscar os olhos. Alguns bebés com a doença podem ainda nascer com membros amputados.
A origem do nome da síndrome de Moebius vem do neurologista alemão, Paul Julius Möbius, o primeiro a descrever a doença, em 1888.


Sem comentários: