sábado, 29 de dezembro de 2012

Diogo, o menino sem mão, ainda precisa de ajuda

O menino de Caminha que nasceu sem mão e que mobilizou centenas de pessoas a juntarem tampinhas até conseguirem uma mão mioeléctrica continua a precisar de ajuda. O Diogo tem 3 anos e precisa de trocar a prótese à medida que cresce. Por isso, uma nova campanha nasceu para que o menino continue a ter os cuidados de que precisa.

Diogo Farinhoto precisa de trocar a prótese de dois em dois anos por causa do crescimento. O caso do Diogo também comoveu Espanha e teve um grande sucesso, principalmente na Galiza.
A agência madrilena Blur quis dar o seu contributo e criou o site www.eudiogo.com que angaria fundos - sem quaisquer fins lucrativos - através de transferência bancária. Este site, “criado de forma despretensiosa”, como se pode ler na sua apresentação, pretende facilitar o contacto e ajuda direta entre o menino, a mãe e todos os donatários. Agora, além dos espanhóis, apela-se a que todos os portugueses se juntem ao Diogo.
Desde abril de 2011, a mãe do menino, Elisabete Farinhoto, tem vindo a impulsionar a recolha de tampinhas usadas para ajudar o seu filho. A prótese que Diogo tem atualmente permite-lhe apenas mover o polegar, indicador e dedo médio mediante um mecanismo que o próprio aciona. A mão mioelétrica funciona como uma pinça que permite que o menino pegue, solte e sustente objetos. Contudo esta prótese é atualizada em cada 2 anos até que alcance a idade adulta, 18 anos, altura em que será instalada uma mão definitiva.



Sem comentários: