quinta-feira, 25 de outubro de 2007

"Doce de Abóbora"

A educação pressupõe o desenvolvimento global das crianças e dos jovens, abordando todas as suas dimensões. Neste sentido, faz parte do Programa Educativo dos alunos com NEE, com currículo alternativo, a confecção de "Doce de Abóbora".
É uma actividade que possibilita desenvolver diversas áreas. Assim, são abordadas as questões associadas aos cuidados de higiene a ter antes e durante o manuseamento de alimentos, bem como as condições do local de trabalho.
Na cozinha, com a colaboração das cozinheiras, muito prestáveis, foram analisados previamente os cuidados e procedimentos a ter em conta durante a confecção dos alimentos e a utilização dos diversos utensílios necessários.
Há, ainda, as questões de segurança pessoal e das instalações. Como tal, foi necessário conhecer e aplicar as regras de utilização dos diversos instrumentos e utensílios, desde o uso da faca, na preparação da abóbora, ao acender do fogão, passando pelo mexer do doce com a colher de pau.
Permitiu, também, trabalhar a área académica, realizando operações com as quantidades de abóbora e açúcar necessárias, medições e elaboração de texto para os rótulos.
Os alunos aderiram à actividade e colaboraram, cada qual dentro das suas possibilidades, apresentando um produto agradável e bastante saboroso, reconhecido pela comunidade escolar.
Um grande "Obrigado" às cozinheiras da escola, sempre prestáveis e colaborantes!

Sem comentários: