segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Grupo de interajuda para pais de alunos com necessidades especiais

O Serviço Social de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de São João da Pesqueira acaba de lançar a valência “Alargando a roda - Pais NEE”. A partir de agora, os pais dos alunos com necessidades especiais educativas (NEE) vão ter também um apoio especial.

Eunice Costa, mentora da iniciativa, explica que os progenitores destes alunos não têm uma vida fácil e é preciso não esquecer que eles também “precisam de apoio, de ser ouvidos, de ter um cantinho deles para expressar as suas emoções”. E por estar consciente disso elaborou um conjunto de ações de formação com experiências e partilha com aqueles que estão no mesmo barco.

“Quer queiramos quer não, toda a questão dos alunos com NEE envolve vários aspetos, não só dedicação a 100 por cento, como mexe também com a parte emocional do pai e da mãe” . A falta de acompanhamento pode mesmo levar a que estes pais tenham uma auto-estima muito baixa ou até mesmo desenvolver problemas de depressão.

Assim, Eunice Costa não mede esforços para contrariar este problema e, por isso, tem um objetivo claro: “reforçar e fazer com que estes pais tenham um espaço de partilha de experiências e percebam que não estão sós, que alguém esta disposto a ouvi-los e que tenham a noção de que há outros pais que passam pela mesma vivência e que conseguiram ultrapassar determinados obstáculos”. Trata-se por isso nada mais nada menos do que um “grupo de interajuda para reforçar a auto estima dos pais”, sintetiza.

Esta iniciativa “Alargando a roda – Pais NEE” surge no âmbito de um outro projeto do agrupamento – AMA: Aprender no Mundo dos Afetos” – que visa a ajuda à integração das crianças com necessidades educativas especiais e com multide ciência.

Fonte: Jornal do Centro por indicação de Livresco

Sem comentários: