quinta-feira, 11 de julho de 2013

Autismo: Gorduras saudáveis na gravidez cortam risco

As mulheres que consomem determinados tipos de "gorduras saudáveis" durante a gravidez podem reduzir as probabilidades de dar à luz uma criança com autismo. A conclusão é de um novo estudo da Harvard School of Public Health, nos EUA, que vem chamar a atenção para os benefícios da inclusão destes nutrientes na dieta.

A notícia é avançada pelo portal LiveScience, que escreve que, no âmbito da investigação, os cientistas norte-americanos constataram que as grávidas que consumiam elevados níveis de ácido linoleico (um tipo de gordura saudável presente em óleos vegetais, frutos secos e sementes) tinham 34% menos hipóteses de terem um filho com autismo em comparação com as que não o faziam.

Por outro lado, aquelas que ingeriam quantidades muito reduzidas de ácidos gordos ómega 3, maioritariamente encontrados em peixes como o salmão, tinham 53% mais probabilidade de dar à luz uma criança com este transtorno relativamente às que consumiam uma quantidade média.

"Os nossos resultados trazem evidências preliminares de que o aumento da ingestão de ácidos gordos durante a gravidez pode reduzir o risco de autismo e que, pelo contrário, uma baixa presença deste tipo de gorduras saudáveis na alimentação pode aumentar as probabilidades", explicam os investigadores no seu estudo, publicado na revista científica American Journal of Epidemiology.

LER ARTIGO COMPLETO
 

Sem comentários: