quarta-feira, 21 de novembro de 2007

AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO NA ÁREA DAS NEE

Com este artigo, pretendo disponibilizar e divulgar o documento, proposto pela Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, que constitui um instrumento de trabalho de apoio ao docente de educação especial no processo de Avaliação e Intervenção de alunos com NEE de carácter prolongado.
Adopta-se um modelo de classificação de funcionalidade dinâmico, interactivo e multidimensional, tendo por referência a CIF, Sistema de Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, da OMS (2001). Este corresponde a um paradigma em que as questões de funcionalidade do indivíduo são vistas à luz de um modelo que abrange diferentes dimensões, resultando a funcionalidade de uma contínua interacção entre a pessoa e o ambiente que a rodeia.
Este instrumento de trabalho tem vindo a ser validado no terreno por profissionais de Educação, Segurança Social e Saúde e em Oficinas de Formação orientadas por esta DGIDC/DSEEASE.
No entanto, os resultados não têm tido as mesmas interpretações. O Ministério da Educação tenta impor este modelo. Por outro lado, a tendência dos diversos investigadores e docentes de educação especial, assim como dos pais, tem sido de algumas reticências quanto à sua aplicação, sugerindo alguma ponderação e levantando algumas questões pertinentes. Sobre este assunto, ler o artigo disponível neste blog intitulado "Porquê a CIF, se a investigação, os especialistas e os pais não a aconselham?".

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