A preocupação crescente com a adoção de práticas educativas inclusivas que proporcionem a todos os alunos um ensino de qualidade, obriga a uma reflexão constante, sobre o tipo de medidas e estratégias a implementar no interior da sala de aula, para dar resposta às necessidades individuais e coletivas dos seus alunos. Numa sala de aula inclusiva, impõem-se as práticas de diferenciação positiva, que assegurem aos alunos com Necessidades Educativas Especiais a igualdade de oportunidades, tanto no acesso ao currículo, como na obtenção de sucesso nas aprendizagens e nos resultados escolares.
Diversificar, diferenciar e flexibilizar são, assim, as palavras-chave para vencer os maiores desafios que se colocam aos profissionais, perante a heterogeneidade de situações. Contudo, nem sempre se encontram nas estratégias diversificadas, ou nas práticas mais flexíveis, as respostas às necessidades individuais de cada aluno. Para alguns, só o recurso a adequações de âmbito curricular é que lhes garante as condições necessárias para potenciar o seu funcionamento biopsicossocial e desenvolver as competências esperadas para o seu grau ou nível de ensino.
Data e Horário: 5 de abril de 2014 (sábado), das 10 às 17 h
Local: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Parque das Nações)
Objetivos
- Promover a reflexão sobre a necessidade de adequações curriculares individuais, como resposta à diversidade dos alunos no contexto da sala de aula inclusiva;
- Refletir sobre os diferentes tipos e níveis de adequações curriculares individuais;
- Desenvolver competências para a identificação da necessidade de adequações no currículo e/ou nos meios de acesso ao currículo;
- Desenvolver competências para a elaboração de adequações curriculares individuais;
- Refletir sobre práticas de diferenciação pedagógica e de organização e gestão de uma sala de aula inclusiva;
- Identificar fatores ambientais facilitadores da aprendizagem.
Conteúdos Programáticos
1. Conceito de Adequações Curriculares na Educação Especial
2. Âmbito e Níveis de Adequações Curriculares Individuais
3. Características das Adequações Curriculares Individuais
4. Práticas de diferenciação e de flexibilização na organização e gestão de ambientes inclusivos
5. Tomada de decisão no seio das equipas multidisciplinares:
a) Quais os alunos que requerem adequações curriculares individualizadas?
b) Quais as adequações necessárias para as diferentes problemáticas?
c) Quando se justifica a adequação curricular?
d) Adequações nas Componentes do Currículo ou Adequações nos meios de Acesso ao Currículo?
Destinatários
- Educadores e Docentes de todos os níveis e ciclos de ensino
- Docentes de Educação Especial e Intervenção Precoce
- Técnicos Especializados das Equipas Multidisciplinares de Avaliação e Intervenção em Educação Especial.
Nº de participantes
35 (Admissão por ordem de chegada da inscrição.)
Formadora
Dra. Maria da Conceição Vitorino Baião
Preço de Inscrição
Até 29 Mar. 2014 - 75 €; Após 29 Mar. 2014 - 100 €
Organização e Secretariado
Oficina Didáctica
Rua D. João V, nº 6-B (ao Rato)
1250-090 Lisboa
Tel.: 213 872 458 - Email: info@oficinadidactica.pt
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