PORTO
ESCOLA SUPERIOR PAULA FRASSINETTI
Ação de Formação: Avaliar e Incluir a Dislexia
Entidade Promotora: DISLEX-Associação Portuguesa de Dislexia
Entidade Formadora: EduFor
2014
Formação e perfil são dois conceitos intrinsecamente associados. Martinho (2000) aponta como um dos problemas, no contexto da formação de professores, o crer-se que a formação deve unicamente estar centrada nos conteúdos programáticos.
A formação deve ir ao encontro de um quadro de referência que integre o que se espera de determinado professor; visto estarmos a falar do professor de Educação Especial de alunos com Dislexia, foi construído um perfil, e cada formação que se propõe procura ir ao encontro de um ponto desse perfil.
O maior obstáculo que os alunos com Dislexia têm enfrentado nas escolas prende-se com o desconhecimento do que é a Dislexia e das suas consequências.
Esta formação pretende habilitar os professores, de qualquer nível de ensino, para uma intervenção eficaz com alunos disléxicos.
A DISLEX, ao propor esta formação, tem em vista:
· Incentivar a construção de políticas favorecedoras da inclusão:
Ø Pelo conhecimento da legislação em vigor e medidas previstas para alunos com Dislexia;
Ø Pela elaboração de Programas Educativos Individuais de acordo com as necessidades dos alunos;
Ø Pelo estabelecimento de procedimentos para a avaliação da qualidade das respostas prestadas;
Ø Pela reflexão sobre as questões relativas a alunos disléxicos, quer integrem a Educação Especial, quer não, devendo em qualquer dos casos beneficiar de apoio especializado na escola.
Ø Pela promoção de experiências de inclusão escolar.
Objetivos:
· Esclarecer os docentes sobre as implicações da Dislexia na aprendizagem, nos vários níveis de ensino.
· Conhecer a legislação em vigor aplicável a alunos com Dislexia.
· Conhecer estratégias a implementar com alunos disléxicos, em contexto educativo escolar.
· Perceber o que deve ser promovido, no âmbito de um apoio especializado, em todos os níveis de ensino.
· Conhecer procedimentos de avaliação na dislexia, nomeadamente no contexto de uma avaliação para a aprendizagem (formativa).
Duração do curso: 15, 22 e 29 de março e 5 de abril de 2014
Horário:
15, 22 e 29 de março – 9h00-13h00
5 de abril – 9h00-12h00
Público-alvo: Para efeitos de aplicação do nº 3 do artigo 14º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para a progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educação Especial
Pagamento/Propina única: 50€ para sócios da DISLEX com cotas em dia; 70 € para o público em geral.
Nº mínimo de participantes: 15
NOTA: Curso acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua com o registo nº CCPFC/ACC-75310/13, com a atribuição de 0,6 crédito.
INSCRIÇÕES ABERTAS até 28 de fevereiro de 2014
Inscrição em http://www.edufor.info/dislex.
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