Orientadores vocacionais, psicólogos e professores do ensino secundário vão reunir-se na segunda edição do "UGUIDE: Pensar o futuro" para debater o futuro académico e profissional dos jovens. A iniciativa vai decorrer no dia 5 de fevereiro, quarta-feira, em diferentes espaços do campus do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS).
O principal objetivo deste evento é o de "promover a partilha de ideias e experiências, o desenvolvimento de conhecimentos e competências e a criação de uma rede de contactos e parcerias, em particular nesta área". "O encontro visa, também, a criação de um espaço de reflexão e discussão sobre o papel e a intervenção destes profissionais no futuro académico e profissional dos jovens", explica em nota de imprensa o IPS.
O 2.º "UGUIDE: Pensar o futuro" vai contar com a presença de 37 participantes, que vão debater "O papel das tutorias no combate à indisciplina e ao insucesso escolar" e as "Estratégias para fomentar o Empreendedorismo Jovem". Para este dia está também agendada a visita a alguns espaços e laboratórios do campus do IPS, "o que proporcionará aos participantes uma excelente oportunidade para conhecerem a oferta formativa da instituição, a sua dinâmica e realidade de trabalho".
"A edição deste ano será dedicada ao papel e ação dos orientadores vocacionais, psicólogos e professores como tutores dos jovens alunos, numa altura em que os problemas socioeconómicos das famílias tendem a influenciar o abandono escolar, a motivação dos alunos, o seu comportamento e integração em ambiente de sala de aula", explica o IPS.
O fomento do "Empreendedorismo Jovem" é outro dos temas a abordar, "uma vez que actualmente torna-se cada vez mais pertinente estimular nos alunos as suas capacidades empreendedoras, de trabalho em equipa e a sua criatividade, bem como despertar a sua atenção para a necessidade de criação de projectos inovadores e de novas ideias de negócio".
Clique aqui para consultar o programa completo do "UGUIDE: Pensar o futuro" de 2014.
In: O Bocagiano por indicação de Livresco
Sem comentários:
Enviar um comentário