55 milhões saíram da escola na Primavera passada, devido à pandemia da COVID-19. Os distritos escolares e os professores mexeram para pôr as suas aulas em linha com o mínimo possível de perturbações na educação dos seus alunos.
No entanto, apesar dos melhores esforços dos distritos escolares, os estudantes enfrentaram problemas com a disponibilidade de equipamento, Wifi deficiente, ambientes domésticos ocupados, e saúde mental em declínio devido ao isolamento social.
Mesmo agora, com alguns distritos a implementar um modelo híbrido de aprendizagem a tempo parcial em casa e na escola, há uma luta para manter a coerência, Como resultado, os nossos estudantes enfrentam muitas barreiras à aprendizagem.
Então, como será a educação quando os nossos alunos regressarem às suas salas de aula a tempo inteiro e a aprendizagem pré-pandémica for retomada?
Não há dúvida de que assistiremos a uma desaparecimentos nos níveis de capacidade entre os alunos, dado o tempo perdido a aprender num ambiente educacional consistente, estruturado, e equitativo. De facto, um estudo recente conduzido por investigadores do Instituto Annenberg da Universidade de Brown projetou que a maioria dos estudantes regressará à escola com, "aproximadamente 63-68% dos ganhos de aprendizagem em leitura relativamente a um ano escolar típico e com 37-50% dos ganhos de aprendizagem em matemática".
Aulas com muitos níveis de aptidão diferentes
Assim, os professores podem esperar ter salas de aula que consistem numa maior variedade de níveis de capacidades do que nunca. Enquanto a típica sala de aula pré-pandémica do 4º ano pode ter apenas vários alunos que requerem tempo e apoio adicional com o currículo, as nossas salas de aula pós-pandémicas terão maiores necessidades entre um maior número de alunos. Exigirão apoio mais individualizado e instrução intensiva para ajudar a compensar a aprendizagem que perderam.
Poderá perguntar-se como é que um professor pode fornecer uma assistência tão personalizada a uma turma de 30 alunos? Pode parecer uma tarefa assustadora e inatingível, mesmo para os professores mais experientes. No entanto, tendo ensinado em salas de aula multi-idade e multigraduação inclusiva durante muitos anos, posso assegurar-lhe que existem várias estratégias para ensinar alunos com um leque tão vasto de necessidades! Isso pode ser feito! Portanto, aqui estão as minhas sugestões.....
10 Estratégias para o Ensino de Diferentes Níveis de Habilidade
1. Comece com o pensamento correto. Todos os alunos da sua turma são os SEUS alunos. Isso significa que, em última análise, é a sua responsabilidade ensiná-los. Sim, pode utilizar o apoio do professor de educação especial, paraprofissional, especialistas em aprendizagem e colegas. Contudo, os seus alunos devem passar a maior parte do dia consigo, aprendendo tanto do mesmo material como os seus pares, e recebendo os seus apoios de aprendizagem na sua turma, na medida do possível.
2. Crie uma sala de aula que dê as boas-vindas a todos os seus alunos. Dê aos alunos a mensagem de que eles pertencem apesar de quaisquer desafios que enfrentem. Ajude os seus alunos a adoptarem uma mentalidade de crescimento e tenha discussões regulares com eles sobre pontos fortes e áreas individuais para um maior desenvolvimento. Explique que todos aprendem a ritmos e de formas diferentes, o que promoverá uma maior compreensão da variação das capacidades individuais. Ensina-lhes o poder de acrescentar a palavra "ainda" quando falam de algo que não podem fazer.
3. Saiba onde estão os seus alunos academicamente e saiba onde podem eventualmente ir. Estabeleça o desempenho de base do seu aluno e depois planeie ajudá-los a chegar mais longe e mais alto. Presumir competência e estabelecer grandes expectativas.
4. Veja os temas abrangentes para o curriuclum com o qual está a trabalhar. Se possível, tente criar uma unidade temática intercurricular na qual os estudantes possam estar a aprender o mesmo tópico, mas ao seu nível de desenvolvimento apropriado.
5. Para cada disciplina, pense nos seus alunos que o são:
- a trabalhar a nível escolar
- que precisam de apoio para trabalhar a nível de classificação (compreendem o material mas precisam de tempo extra com ele ou de ajuda para aceder ao mesmo)
- que ainda não estão a trabalhar a nível escolar
- que trabalham para além do nível escolar
Para algumas disciplinas, como a ELA e a Matemática, deseja-se agrupar os estudantes de acordo com o nível de aptidão. No entanto, há também muitas oportunidades para agrupamentos heterogéneos. Pode criar grupos baseados em interesses, estilo de aprendizagem, ou preferência.
6. Utilizando os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, crie uma aula em classe que proporcione aos seus alunos de diferentes níveis de aptidão formas de aceder, trabalhar e aprender o currículo. Por exemplo, pode:
a) Utilizar meios múltiplos para introduzir a lição, como mostrar um vídeo, ensinar uma canção, ou ler uma história
b) Utilizar múltiplas formas de fazer com que os alunos interajam com o material para os ajudar a aprender, tais como o ensino vocabular, símbolos, utilização de organizadores gráficos, ou fornecer prática orientada
c) Proporcionar aos estudantes múltiplas formas de expressar a sua aprendizagem, tais como a utilização de diferentes ferramentas (escrita, arte, apresentação) ou diferentes atividades relacionadas com o conceito. Os Quadros de Escolha ou Menus são uma forma popular de dar aos estudantes formas de expressarem os seus pontos fortes individuais.
7. Usando a aula UDL da classe, criar atividades por níveis para os diferentes níveis de capacidades. Uma atribuição escalonada são atividades paralelas que são alinhadas para satisfazer diferentes resultados de aprendizagem. Por exemplo, se a lição for sobre frases, então as atividades por níveis podem ter este espeto:
a) Estudantes que trabalham ao nível da classificação - escrever 3 frases completas sobre qualquer tópico
b) Estudantes que precisam de apoio para trabalhar ao nível da classificação (compreendem o material mas precisam de tempo extra com ele ou ajudam a aceder ao mesmo) - identificar frases completas a partir de uma lista
c) Estudantes que ainda não estão a trabalhar ao nível da classificação - Preencher o espaço em branco para completar uma frase (atividade de cloze).
d) Estudantes que trabalham para além do nível da classe - escrever 3 frases complexas (a instrução pode ser dada durante a aula, através de vídeo, ou através de instruções escritas)
Aqui está um exemplo muito simples de uma atividade que é escalonada. Repare como a segunda tarefa tem a adição de um banco de palavras.
8. Para disciplinas que requerem instrução direta e prática orientada (tais como ELA e Matemática) os alunos do grupo de acordo com o nível de aptidão. Faça com que cada grupo de estudantes se encontre consigo para uma lição apropriada ao desenvolvimento. Enquanto estiver a dar instrução, atribua aos outros grupos trabalho relevante que eles possam completar independentemente. Por exemplo, podem ver um vídeo, completar um trabalho de palavras, diário, ler, etc.
Dica: Antes de implementar estações de aprendizagem, ensine aos estudantes o que se espera durante o tempo em que estão a trabalhar de forma independente. Ensine-lhes como aceder a materiais, obter ajuda, transição, e o que fazer quando terminarem. Aqui está um grande recurso para implementar estações na sua sala de aula.
9. Certifique-se de que os seus alunos sabem trabalhar de forma independente. Nunca é demais sublinhar isto!! Dê instruções explícitas sobre o que se espera deles enquanto trabalha com outros grupos e depois pratique, pratique, pratique! Por exemplo, eles devem saber:
- onde trabalhar
- como e quando aceder aos materiais
- como pedir ajuda
- onde obter ajuda
- o que fazer com o trabalho acabado
- o que fazer quando o trabalho estiver terminado
- como fazer a transição para a tarefa seguinte
- o que fazer se alguém vier à porta ou se houver uma chamada telefónica
10. Tente começar com uma lição de classe inteira o mais frequentemente possível antes de se separar para o trabalho independente ou em grupo. Isto cria um sentido de comunidade através de experiências partilhadas, assim como dá a todos os seus alunos igual acesso aos conceitos que está a ensinar. Inversamente, reúna os estudantes no final de uma aula para revisão ou discussão de seguimento.
NÃO TENTE TUDO DE UMA VEZ E SOZINHO
Trabalhar numa sala de aula com múltiplos níveis de aptidão pode ser drenado sem a preparação e apoios adequados. Colabore com os seus colegas, partilhe recursos, e recorra à ajuda de especialistas em aprendizagem. Comece com pequenas e não tenha medo de voltar a tentar algo se não funcionar! Tem isto :)
Traduzido com a versão gratuita do tradutor - www.DeepL.com/Translator
Fonte: The Inclusive Class
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