quarta-feira, 9 de outubro de 2024

Peça a peça a Lego quer os professores a ensinar sem chatear

Brinque! Um avião de papel é uma brincadeira de infância, mas também uma ótima lição de Matemática. A meia centena de adultos que, entre risadas vão moldando o papel, tomam contacto com a metodologia Learning Through Play (Aprender Através do Brincar) da Fundação LEGO, trazida para Portugal pela Fundação Santander. “A formação de professores foi uma prioridade, dado o seu papel central na introdução e aplicação destas práticas”, explica Inês Oom de Sousa, presidente da instituição, ao Jornal Económico (JE).

Portugal tem tradicionalmente um problema com a Matemática. Que alastra a outros campos qual mancha de óleo derramada em água limpa. A última fotografia tirada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), datada de 2022, mostra uma queda no desempenho dos jovens de 15 anos em todas as matérias em avaliação no PISA (Programme for International Student Assessment): Matemática, Ciências e Leitura. Os jovens perderam em quatro anos o equivalente a um ano de conhecimentos. O mesmo se passa com a literacia financeira, um domínio opcional no qual Portugal também participa. Estes dados ainda não eram conhecidos quando Inês Oom de Sousa bateu à porta da Dinamarca, mas levou outros também poderosos. (...)

Fonte: Jornal Económico por indicação de Livresco

Sem comentários:

Enviar um comentário