Está aberto o Concurso "Escola Alerta!" 2024/2025.
O Instituto Nacional para a Reabilitação tem o gosto de convidar todas as crianças da Educação Pré-Escolar e todos os alunos e todas as alunas dos ensinos Básico e Secundário a participar neste Concurso com ideias e projetos para mais e melhor inclusão na Escola e na Comunidade envolvente, de forma que ninguém fique para trás.
Neste ano de 2024, em que se completaram 50 anos da Democracia em Portugal, decorrente da Revolução de 25 de abril de 1974, foi publicado um novo Regulamento para o “Escola Alerta!”. As principais alterações dizem respeito ao alargamento dos destinatários do concurso às crianças da Educação Pré-Escolar e aos alunos e alunas do Ensino Secundário, bem como ao aumento do número de categorias, que passaram de duas para três.
A tua participação é imprescindível, se queres que a tua Escola não exclua ninguém e seja um lugar onde todos/as os/as colegas possam ter as mesmas oportunidades, numa Escola para Todos.
Partilha as tuas experiências. Contamos contigo. PARTICIPA.
Sabe mais...
O concurso "Escola Alerta!" está incluído, desde a sua origem, no projeto da Educação Inclusiva, através do qual se pretende que todos/as os/as estudantes desenvolvam e participem ativamente em projetos que promovam a construção de sociedades mais justas e inclusivas, no quadro da Democracia, do respeito pela diversidade e pela defesa dos direitos humanos.
Para saber mais sobre os objetivos deste projeto consulta:
- o Regulamento n.º 858/2024, de 7 de agosto;
- a Grelha com os critérios de apreciação e seleção dos trabalhos [DOCX | 115 KB | 2 página(s)] que foram definidos pelo Júri Nacional
- a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (também disponível em versão de leitura fácil AQUI)
- as Perguntas Mais Frequentes sobre o "Escola Alerta!" [PDF | 94 KB | 2 página(s)]
- Composição do Júri Nacional
O Júri Nacional da edição de 2024/2025 tem a seguinte composição:
- Miguel Ferro (INR, I.P. - Instituto Nacional para a Reabilitação / Presidente do Júri)
- Adalberto Fernandes (Personalidade de Reconhecido Mérito)
- António Dias (Conselho Nacional de Educação)
- Ana Paula Monteiro (Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares)
- Fernando Campilho (Federação Portuguesa de Autismo)
- Joaquim Brites (Associação Portuguesa de Neuromusculares)
- Margarida Loureiro (Pró - Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial)
Concorre...
Para concorreres entrega o teu projeto e Formulário de Candidatura ao Júri da Escola.
Se o teu trabalho for selecionado, a tua Escola deve submeter uma candidatura com o projeto e a Ficha de identificação da escola e trabalhos realizados ao INR, I.P.
As candidaturas podem ser entregues:
- Via correio eletrónico, para inr@inr.mtsss.pt;
- em mãos, entre as 9h00 e as 18h00, até ao dia 28 de fevereiro de 2025 ou
- via correio registado com carimbo, até à mesma data, para o seguinte endereço:
Concurso "Escola Alerta!" 2024/2025
Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P.
Av. Conde de Valbom, 63
1069-178 Lisboa
Começa já a contribuir ativamente para a criação de uma sociedade em que todos tenham oportunidades iguais, propondo ações que promovam os direitos das pessoas com deficiência.
Concorre ao "Escola Alerta!" 2024/2025!
Resultados da edição anterior do «Concurso “Escola Alerta!”
Premiados no Concurso "Escola Alerta!" 2023/2024
Categoria 1 (1.º Ciclo do Ensino Básico)
1.º Prémio
Candidatura intitulada “Gestos de Liberdade”, da Escola Básica n. º1 de Vila de Frades, do Agrupamento de Escolas de Vidigueira concelho de Vidigueira, distrito de Beja.
2.º Prémio
Candidatura intitulada “Ver o mundo através dos meus olhos”, da Escola Básica do Parque, do Agrupamento de Escolas Serafim Leite concelho de São João da Madeira, distrito de Aveiro.
Categoria 2 (2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico)
1.º Prémio
Candidatura intitulada “Da observação à intervenção, em prol da inclusão: Desafios e Perspetivas!”, da Escola Básica João de Barros, do Agrupamento de Escolas da Zona Urbana da Figueira da Foz concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra.
2.º Prémio
Candidatura intitulada “Colorir a Cegueira”, da Escola Básica João de Barros, do Agrupamento de Escolas Grão Vasco concelho de Viseu, distrito de Viseu.
Indicadores de participação no Concurso “Escola Alerta!” 2023/2024
Na 20ª edição do concurso “Escola Alerta!” foram recebidas 11 candidaturas (3 da Categoria 1 e 8 da Categoria 2), apresentadas por 10 escolas, distribuídas por 8 distritos e nas quais estiveram envolvidos 365 alunos e 67 professores.
Fonte: INR
Sem comentários:
Enviar um comentário