Qualquer estudante pode beneficiar de uma abordagem personalizada à educação, mas isto adquire uma importância especial no que toca a estudantes que necessitam de serviços de educação especializados. Os padrões de educação atuais definem que os estudantes com dificuldades devem ser apresentados com oportunidades que os façam atingir o seu potencial total. Para isso, devem participar na educação e treino na mesma base que os estudantes sem qualquer dificuldade, e sem discriminação.
Atualmente, devido aos progressos na indústria tecnológica, as tecnologias digitais estão mais acessíveis a qualquer estudante, tornando aos professores mais fácil a entrega de uma educação que trabalha a par e passo das necessidades especiais de cada aluno, sejam elas devido a diferenças que se refletem na aprendizagem, neurodivergências ou lapsos na educação.
A tecnologia de assistência aumenta a independência de qualquer aluno, libertando-o da necessidade constante do envolvimento direto de um professor ou assistente. Como resultado, o aluno pode escolher a velocidade de aprendizagem mais conveniente para ele, o que motiva a aprendizagem personalizada. Desta forma, a tecnologia pode ser um grande equalizador, pois por um lado promove a participação total dos indivíduos na escola e por outro reduz os níveis de ansiedade para o aluno com dificuldades, que desta forma não se sente fora do grupo.
Isto é verificável na maioria dos casos dos indivíduos com dificuldades de mobilidade, audição e visão, mas também indivíduos com limitações de perceção e cognição. Com a tecnologia um indivíduo pode acelerar o seu processo de aprendizagem. Por exemplo, um indivíduo cego ou com baixa visão pode usufruir de soluções portáteis para lerem o texto por ele, ligando as mesmas a aparelhos auriculares de modo a não desconcentrar os seus colegas. Já um indivíduo mudo pode-se server de um sintetizador de voz portátil para perguntar e responder questões, também ultrapassando um obstáculo que o colocaria de outra forma numa escola de educação especial ou com um intérprete a tempo inteiro.
Neste sentido existem algumas tecnologias de assistência que se encontram desse já a mudar o caminho educacional de vários jovens:
Text-to-Speech: Uma tecnologia de assistência baseada num software que converte texto para discurso, que é desenhada para ajudar crianças que têm algum tipo de dificuldade a ler texto. Dentro destas podem estar incluídas a cegueira, dislexia ou qualquer tipo de dificuldade visual que impeça o aluno de ler. Neste sentido até alunos que têm autismo ou défice de atenção poderão beneficiar deste tipo de tecnologia.
Softwares de procura de erros: Primariamente utilizado por estudantes com dislexia, este ramo de tecnologia de assistência vai além das características de correção de texto normalmente encontradas em qualquer computador, enriquecendo o vocabulário do aluno e tornando-o um melhor escritor e leitor.
Controladores Sip-and-Puff: Sistemas de "sip and puff" são utilizados por estudantes que têm desafios de mobilidade, tais como paralisia e dificuldades motoras. Estes sistemas permitem o controlo de um computador, telemóvel ou qualquer outra aplicação tecnológica pelo aluno, movendo o comando com a boca.
É uma altura entusiasmante para estar a par da educação e da educação especial. Os avanços atuais na tecnologia têm dado uma panóplia de oportunidades para os alunos estarem motivados, com uma experiência de aprendizagem personalizada. Isto dá oportunidade de analisar a aprendizagem de um aluno, medir progressos e ajustar e dar ferramentas imersivas para maximizar o seu potencial.
Region Manager de Portugal e Espanha da OrCam Technologies
Fonte: DN por indicação de Livresco
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