sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Cães ajudam crianças com problemas de leitura

Chama-se "Ler Cão-fiante" e é um projeto baseado num programa dinamizado com sucesso em escolas dos Estados Unidos. Na Escola Básica de Silves, dois cães ajudam as crianças a superar os problemas de leitura.

Na Escola Básica nº 1 de Silves, as crianças tentam ganhar mais confiança na leitura através do projeto "Ler Cão-fiante". Meninos do 3º ano, lêem em voz alta para dois cães: o Benny, um labrador, e a cadela Pipa,uma schnauzer preta.

O projeto tem a colaboração da Biblioteca Municipal e de uma psicóloga. As técnicas consideram que as crianças ganham mais auto-estima e "soltam-se" na leitura pelo facto de terem como ouvintes os cães. São amigos que não as criticam, não as julgam, o que as ajuda a ultrapassar as dificuldades.

Este processo foi testado com sucesso em escolas dos Estados Unidos e Canadá.

Os alunos da Escola de Silves anseiam pela aula mensal onde se encontram com os cães e estes aguardam também ansiosamente pelos biscoitos que lhes são dados.
In: TSF por indicação de Livresco

Sem comentários:

Enviar um comentário