Decorreu uma discussão pública sobre a Educação Especial no Reino Unido, prevendo-se no final deste ano a divulgação do Livro Verde da Educação Especial.
Lorraine Petersen é responsável pela Associação Profissional para as NEE - NASEN - e escreveu o artigo que se transcreve abaixo, relevando:
· A necessidade duma formação de professores (inicial e contínua) sólida e de qualidade que contribua para melhorar a aprendizagem de uma população escolar particularmente vulnerável, tranquilizando os pais sobre a resposta adequada às necessidades específicas dos seus filhos:
· A importância do papel dos coordenadores para as NEE - SENCO , liderando e orientando os professores da Educação Especial no terreno;
· A identificação precoce das crianças com necessidades especiais e respectiva avaliação, aliviando a burocracia e custos para os pais, e intervindo mais cedo no apoio à criança;
· A rentabilização dos recursos, numa lógica de rede, tendo em conta os tempos de crise e de reduções financeiras;
· A necessidade de uma boa comunicação e consistência nos processos de transição de ciclo escolar dos alunos e de transição para a vida activa, e de uma boa articulação entre a escola, a família e outros actores.
CRTIC
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