tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post5472605519291785811..comments2024-03-28T11:30:44.110+00:00Comments on INCLUSO: Natureza das funções do docente de educação especialJoão Adelino Santoshttp://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-17968234449438635352021-07-16T18:30:41.232+01:002021-07-16T18:30:41.232+01:00Somos docentes com uma formação especializada, mas...Somos docentes com uma formação especializada, mas com diferentes áreas de formação inicial. No meu caso pessoal, com uma qualificação profissional inicial para o GR100 de como é que se compreende que me seja distribuído serviço de apoio tutorial específico a alunos de 2º e 3º ciclos, ou até de nível secundário, por exemplo??Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/16954728652975258214noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-84116624454257205792021-05-05T13:28:56.942+01:002021-05-05T13:28:56.942+01:00Penso que seria uma "discriminação positiva&q...Penso que seria uma "discriminação positiva".<br />Compreendo do ponto de vista estatutário e de gestão de recursos humanos, mas tendo em conta a minha experiência profissional e pessoal considero algo arriscado, que poderá dar azo a muitos atropelos relativamente aos PEE.<br />Mas como afirma, são meras opiniões pessoais. Ainda que assunto necessite de uma merecida clareação, talvez não neste momento mas no futuro. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-5642260728275499792021-05-05T11:23:47.703+01:002021-05-05T11:23:47.703+01:00Caro colega
O docente de educação especial tem fun...Caro colega<br />O docente de educação especial tem funções específicas, no âmbito da sua formação especializada, e são essas funções que devem merecer centralidade no processo de atribuição de serviço docente. Para apuramento de vagas, é este o critério determinante.<br />Este processo de distribuição de serviço docente acontece com os docentes dos restantes grupos de recrutamento. O docente de Físico-Química leciona estas disciplinas.<br />No entanto, existe um conjunto de "atividades de componente letiva" ("neutras") que não estão associadas a qualquer grupo de recrutamento (Cidadania e Desenvolvimento; Apoio Tutorial Específico; ...). Estas atividades são, normalmente, atribuídas a docentes em função da formação, do perfil, da disponibilidade de recursos humanos. <br />O docente de educação especial não tem um estatuto próprio. Regula-se pelo Estatuto da Carreira Docente. Neste contexto, na minha opinião, não pode ser discriminado face aos restantes colegas. É nesta perspetiva que refiro que há atividades "neutras" que podem também ser desenvolvidas pelos docentes de educação especial, dentro de determinadas circunstâncias. Não é priorizá-las para o docente de educação especial. Afinal, somos todos docentes!João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-44148982561258615332021-05-05T09:30:52.796+01:002021-05-05T09:30:52.796+01:00Bom dia João (permita-me que o trate por João).
Ti...Bom dia João (permita-me que o trate por João).<br />Tive presente na sua apresentação na formação promovida pela PROANDEE, e não posso deixar de dizer que discordo com alguns pontos relativamente à sua visão quanto às funções do PEE, nomeadamente a pluralidade de funções motivada pela assunção de "recursos da escola". com a possibilidade de lecionar certas áreas (como cidadania ou apoio tutorial especifico), considero isso o esvaziar da nossa especificidade profissional, com evidentes riscos de nos tornarmos "meros professores de apoio" e acontecer o que acontece frequentemente aos professores de apoio educativo, ser um "recurso educativo da escola" que serve para substituir colegas entre outras tarefas.<br />A minha interpretação da atual legislação, remete o PEE para as funções de consultadoria (aí sim um recurso da escola)com a sua intervenção direta vinculada aos alunos com medidas adicionais e (alguns) com medidas seletivas (antecipação e reforço das aprendizagens; apoio psicopedagógico). Continuando a intervenção do PEE a incidir nas áreas deficitárias causais, no desenvolvimento de competências específicas.Anonymousnoreply@blogger.com