tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post8230918103279866251..comments2024-03-18T11:23:00.671+00:00Comments on INCLUSO: Implicações da avaliação nos currículos específicos individuaisJoão Adelino Santoshttp://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comBlogger16125tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-61101276795368714852012-03-19T22:12:57.457+00:002012-03-19T22:12:57.457+00:00Olá Xana
Começo por referir que, infelizmente, es...Olá Xana<br /><br />Começo por referir que, infelizmente, esse não é caso único. Trata-se de uma medida muito penalizadora, restritiva, que condiciona o futuro dos alunos.<br />Perante a situação descrita, pouco há a fazer! Para voltar a frequentar um percurso "regular diplomado", presentemente, só vejo duas soluções pouco prováveis: reiniciar o percurso regular no 7º ano, fundamentando-se muito bem com eventual reavaliação global, parecer dos pais... (neste caso poderia frequentar, de direito, um PCA ou um CEF); ou, quando atingir o 9º ano, o aluno pode propor-se a exames de equivalência às diversas disciplinas do currículo regular com exames nacionais a português e a matemática. Será que consegue?!!<br />A experiência tem revelado que nem sempre se pensa nas consequências de determinadas medidas no futuro dos alunos. É preciso avaliar e ponderar muito bem antes de propor um aluno para CEI. Infelizmente, nesta fase, pouco há a fazer relativamente a esse caso. Mesmo que seja integrado numa turma de PCA, apenas integrará o grupo de alunos da turma mas não será considerado aluno da turma, pois não terá acesso ao diploma, mas a um certificado de frequência!João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-44206388537776996542012-03-19T21:20:23.559+00:002012-03-19T21:20:23.559+00:00Olá a todos! Sou professora de educação especial, ...Olá a todos! Sou professora de educação especial, numa EB2,3. Este ano tenho um aluno com CEI que, no meu entender não tem o perfil de aluno para essa medida. Este aluno lê, escreve, tem capacidade de cálculo e raciocínio, não revela problemas ao nível da comunicação nem da mobilidade.É perfeitamente autónomo. Frequenta o 7º ano de escolaridade, tem 15 anos e a alínea e) foi-lhe atribuída na transição para o 2º ciclo. Estou com problemas de consciência, porque sei o quanto esta medida é limitativa para o seu futuro. O que quero fazer é alterar esta medida e incluir este aluno numa turma de PCA. O que acham? estou um pouco perdida e preciso de conselhos. Estou errada em querer alterar esta medida? Xanaxanahttps://www.blogger.com/profile/03166052650351373740noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-53951078183012139942011-12-01T11:26:20.480+00:002011-12-01T11:26:20.480+00:00O processo de inclusão já tem alguns anos de imple...O processo de inclusão já tem alguns anos de implementação. Presentemente, a política educativa prevê que todos os alunos, independentemente das suas características, frequentem as escolas ditas regulares. <br />Trata-se de um grande desafio porque, como é referido, este movimento da inclusão nem sempre é/foi acompanhado pelas alterações que se impunham, designadamente nas acessibilidades, nos espaços, na colocação de diferentes técnicos... São limitações que se constatam no dia a dia das escolas e que, de certa forma, podem condicionar o desenvolvimento dos alunos com NEE.<br />Neste processo de inclusão, é importante a articulação com a família no sentido de colaboração e atuação complementar,para bem das crianças.João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-82815056033189832042011-12-01T08:54:01.612+00:002011-12-01T08:54:01.612+00:00A inclusão ainda agora está a dar os primeiros pas...A inclusão ainda agora está a dar os primeiros passos, e com tantos intervenientes a interpretar a lei da inclusão conforme os recursos da sua escola ,torna-se pernitente fazer a seguinte pergunta : E como podem os pais ,ou Enc. de Ed. dar resposta no dia -a -dia duma criança com NEE,se as estruturas tal como estão ,não têm na prática o resultado que deveria ter, originando ate uma problemática maior,implicando por vezes destabilização na vida da criança e das suas familias. A inclusão só dará frutos, quando houver proporcionalidade entre espaço fisico e salas adequadas e tecnicos credenciados na problemática da E.E, só assim se poderá fazer uma verdadeira integração .Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-14103300800667540652010-04-29T14:54:56.488+01:002010-04-29T14:54:56.488+01:00Olá João. obrigada pelos momentos de partilha que ...Olá João. obrigada pelos momentos de partilha que nos proporciona, bem precisamos.<br />então esclareça-me. que se faz a um aluno que termina o 1º ciclo com competências ao nível do 2º ano e já com 12 anos. Claro que não vai conseguir aconmpanhar o programa do 5º ano. então, deve ter adaptações curriculares ou CEI?<br />se tiver cei, não estaremos precocemente a impedir que o aluno venha, por exemplo, frequente formação profissional? que caminho pode percorrer um aluno com cei? o facto de não ter conseguido atingir as competencias minimas de fim de ciclo remete-o, obrigatoriamente, para CEI? desculpe. são muitas perguntas. é a 1ª vez que me deparo com este problema pois sempre trabalhei em IP. obrigada pela sua atençãoana correianoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-32597784741312570702010-03-06T15:39:11.972+00:002010-03-06T15:39:11.972+00:00É só legislação e confusão. Nem a educação especia...É só legislação e confusão. Nem a educação especial escapa. Um grupo onde as medidas devem ser consertadas porque é um grupo especial e não lançar legislação nova a meio do ano. Não bastava o 3/2008 com a CIF e o trabalho e confusão que trouxe a meio do ano, agora novamente os profissionais estão preocupados com este berbicaxo em vez de planearem e trabalharem com os seus alunos.No meu Agrupamento, este ano lectivo nada vai ser alterado, até porque obrigaria à reformulação de todos os PEIs e isso está fora de questão. Vamos deixar assentar a poeira. E depois deveria haver formação para os docentes, caso contrário cada Agrupamento aplicará decerto a legislação de sua maneira.<br />O Ministério deveria preocupar-se, isso sim, era dar os apoios a que os alunos têm direito e não lançar confusão e o caos nas escolas com nova legislação.<br />Devem querer é que os docentes se entretenham com burocracia para pararem de se queixar da falta de docentes da educação especial nas escolas...é vergonhoso...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-78049208334425158282010-03-06T12:08:57.018+00:002010-03-06T12:08:57.018+00:00Não sei se está correcto o professor de educação e...Não sei se está correcto o professor de educação especial atribuir notas na pauta, uma vez que a educação especial é uma área e não uma disciplina. O prof. de educ. especial não é prof. de lingua potuguesa nem matemática por isso penso que não deve atribuir níveis.Quanto a podermos utilizar o APS concordo, mas se não é uma disciplina não sei se podemos atribuir classificação. São muitas duvidas e quem faz as leis não conhece as realidades.<br /><br />Obrigada e muitos Parabens pelo teu blog que é uma grande ajuda e contributo para a Educação Especial onde há tanto trabalho a fazer....nelyanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-32181210959649892512010-02-24T22:18:40.886+00:002010-02-24T22:18:40.886+00:00Olá Salete
De facto, estamos na era do "polit...Olá Salete<br />De facto, estamos na era do "politicamente correcto" inserir a palavra "inclusão" em todos os discursos. Fica bem e ninguém põe em causa a sua legitimidade<br />Há, de facto, arestas a limar! Muitas, talvez! O livro que refere coloca o dedo em algumas feridas, alertando para muitos dos riscos que a política educativa, no âmbito da Educação Especial, tem escamoteado ou ignorado! Não concordo com todas as afirmações, considero algumas perspectivas demasiado redutoras. Mas considero-o um documento importante para fomentar o debate!<br />Abraço<br />João AdelinoJoão Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-64034366621962883362010-02-24T20:22:14.838+00:002010-02-24T20:22:14.838+00:00Boa noite
Parabéns e muito agradecida por este e...Boa noite <br /><br />Parabéns e muito agradecida por este espaço de informação. <br />Partilho das mesmas preocupações, não só como docente de Edu.Esp.mas também como cidadã que respeita os direitos e valores das pessoas com deficiência.<br />Estou a ler o livro citado de J.Lopes e Kauff. e não fico indiferente às questões e verdades aí retratadas sobre a inclusão.<br />Muito se fala de inclusão, realidade ou utopia, as mudanças são ténues e não estão assimiladas. É um ideal, um longo caminho a trilhar....<br />Abraço<br />SaleteUnknownhttps://www.blogger.com/profile/01636362209910047208noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-35930774060470457382010-02-24T18:54:32.865+00:002010-02-24T18:54:32.865+00:00Olá Ana
Os alunos com CEI, normalmente, não freque...Olá Ana<br />Os alunos com CEI, normalmente, não frequentam as disciplinas consideradas nucleares (como Língua Portuguesa, Matemática, HGP, língua estrangeira e C Natureza). Durante estes períodos lectivos, desenvolvem competências associadas à Língua Portuguesa, Matemática e outras, num apoio prestado pelo docente de educação especial, de cariz funcional. Acontece que, até agora, as competências desenvolvidas neste apoio não tinham uma menção, sendo a avaliação de cariz descritivo e não surgia referenciada na pauta. Presentemente, tem de ser avaliado por uma menção qualitativa e, na minha perspectiva, deve surgir na pauta. No entanto, como referí-lo na pauta? Com uma nova designação, como por exemplo "Autonomia Pessoal e Social" (APS), havendo, paralelamente uma descrição mais pormenorizada das aprendizagens efectuadas, a incluir na acta da reunião e na ficha entregue aos encarregados de educação. Ou seja, o aluno não frequenta algumas disciplinas (daí a tal alínea a) na pauta) e passa a frequentar a área APS, à qual é avaliado.<br />Nas situações em que os alunos com CEI frequentam as disciplinas em simultâneo com a turma, leccionadas pelo professor titular, podendo, eventualmente, ter um docente de educaçao especial a prestar apoio dentro da sala de aula, a menção da avaliação deverá ser quantitativa!<br />Chamo a atenção que a designação de APS serve apenas de exemplo!João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-81907173884571987712010-02-24T15:00:12.800+00:002010-02-24T15:00:12.800+00:00desculpe mais esta dúvida.
Onde está escrito que ...desculpe mais esta dúvida.<br /><br />Onde está escrito que alunos com CEI tem direito a uma avaliação quantitativa nas disciplinas de área académica? pergunto isto porque a minha filha tem CEI e no 1º período não teve avaliação qualitativa às disciplinas de LP, CN Inglês e Música aparecendo na pauta alínea a).anahttps://www.blogger.com/profile/16194957609476110357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-19831271618978819472010-02-24T15:00:11.171+00:002010-02-24T15:00:11.171+00:00desculpe mais esta dúvida.
Onde está escrito que ...desculpe mais esta dúvida.<br /><br />Onde está escrito que alunos com CEI tem direito a uma avaliação quantitativa nas disciplinas de área académica? pergunto isto porque a minha filha tem CEI e no 1º período não teve avaliação qualitativa às disciplinas de LP, CN Inglês e Música aparecendo na pauta alínea a).anahttps://www.blogger.com/profile/16194957609476110357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-44290276563770450642010-02-24T12:36:04.071+00:002010-02-24T12:36:04.071+00:00Olá Ana
Os alunos com CEI são e eram avaliados tod...Olá Ana<br />Os alunos com CEI são e eram avaliados todos os períodos, à semelhança dos restantes alunos, sendo esta uma avaliação sumativa. <br />No entanto, parece-me que a menção da avaliação diferia entre as escolas. Na maior parte dos casos utiliza-se a avaliação "mista", ou seja, quantitativa e qualitativa, consoante as áreas/disciplinas, não havendo, porém, uma formalização da menção a utilizar nas áreas desenvolvidas pelos professores de Ed. Especial. Este diploma vem esclarecer esta situação, impondo uma avaliação qualitativa (Não Satisfaz, Satisfaz e Satisfaz bem). <br />Os alunos com CEI transitam normalmente de ano, salvo raríssimas excepções, devidamente fundamentadas! (pessoalmente, conheci uma situação, muito excepcional, fundamentada por questões de natureza humanitária!)<br />O n.º do artigo mencionado mantém-se em vigor, pois estes alunos, devido às especificidades do seu currículo, têm também critérios específicos de avaliação.João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-19276527447642575842010-02-24T12:10:29.097+00:002010-02-24T12:10:29.097+00:00Volto aqui a pedir que me indiquem se estou a pens...Volto aqui a pedir que me indiquem se estou a pensar bem.<br /><br />1 - Um aluno com CEI não tinha avaliação sumativa interna e agora passa a ter.<br /><br />2 - Se passa a ter avaliação sumativa então pode transitar ou não de ano.<br /><br />3 - se pode transitar ou não de ano implica que é alterado o nº 2 do artigo 20º do DL nº 3/2008 de 7 de Janeiro.anahttps://www.blogger.com/profile/16194957609476110357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-22155694446124337042010-02-24T10:27:55.443+00:002010-02-24T10:27:55.443+00:00Bom dia
Tive a sorte de encontrar este blog.
Ten...Bom dia<br />Tive a sorte de encontrar este blog. <br /><br />Tenho uma filha com NEE (tem Paralisia Cerebral)e questiono-me quotidianamente com as questões aqui colocadas.anahttps://www.blogger.com/profile/16194957609476110357noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-23888686469422906712010-02-23T22:57:03.997+00:002010-02-23T22:57:03.997+00:00Boa noite prof. João,
Obrigada por estas suas ute...Boa noite prof. João, <br />Obrigada por estas suas uteis postagens e peço que continue(como diz) a postar estas informações. Isto já não é muito fácil de interpretar, e com as alterações que sempre vão introduzindo, tudo se torna mais dificil de compreender. (Para os professores que têm estas alterações como instrumento de trabalho, deve ser complicado). Eu tento sempre entender o funcionamento destes normativos para melhor acompanhar os processos do meu filho, só que nem sempre tenho conhecimento destas mudanças, e quando tenho não me sinto totalmente segura da minha interpretação - gosto sempre de conhecer outras opiniões, especialmente quem tem que utiliza-las como instrumento no seu dia a dia.<br />Obrigada e aquele abraço do costume.<br />CristinaAtenahttps://www.blogger.com/profile/18390960699307802786noreply@blogger.com