tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post5023350978865485301..comments2024-03-28T11:30:44.110+00:00Comments on INCLUSO: Guia para Realização das Provas de Aferição – 2017 João Adelino Santoshttp://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-27497449949990777702017-07-19T22:56:41.800+01:002017-07-19T22:56:41.800+01:00Paula Henriques, de facto, e talvez de forma restr...Paula Henriques, de facto, e talvez de forma restritiva, o enquadramento normativo só contempla os casos de dislexia. Poderá efetuar uma exposição ao Ministro da Educação ou, em alternativa, pedir para reformularem o diagnóstico, incluindo que os sintomas são os mesmos que a dislexia. Pelo menos conter a palavra dislexia.<br />Cumprimentos,<br />João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-24951688841003412852017-07-19T22:46:41.440+01:002017-07-19T22:46:41.440+01:00Boa noite, foi diagnosticada perturbação especific...Boa noite, foi diagnosticada perturbação especifica da linguagem à minha filha no 1º ano e deste então está referenciada pelo que os exames do 6º ano e 9º ano foram realizados com a respectiva Ficha A dado O PEDL diferir da dislexia apenas porque existe um histórico anterior, foi-lhe detectado anteriormente problemas de surdez. <br /><br />Hoje fui informada na escola que durante este ano surgiram casos que os alunos do secundário com PEDL foram penalizados, com a não aplicação da Ficha A, porque o Juri de provas atendeu directamente ao nome "Dislexia" não reconhecendo PEDL como um género de dislexia. Isto é possivel apenas devido a nomenclatura sem associação da problemática? O que fazer e a quem me dirigir para que resolva esta grave questão dado os sintomas da PEDL serem os mesmos que os da dislexia pelo que a minha filha poderá ser prejudicada nas provas de aferição do 11º e do 12º, principalmente a português se não existir a despenalização dos erros que são comuns a esta problemática? <br /><br />Muito agradeço a atenção<br />CmpsPaula Henriquesnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-78487466535375864902017-04-27T22:55:18.972+01:002017-04-27T22:55:18.972+01:00"Anónimo", o Relatório Individual de Pro..."Anónimo", o Relatório Individual de Prova de Avaliação faz uma descrição do desempenho do aluno de acordo com alguns domínios, sendo a sua valência de diagnóstico das aprendizagens realizadas e da qualidade dessas aprendizagens. João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-91568288544028324262017-04-27T18:46:43.981+01:002017-04-27T18:46:43.981+01:00E qual a aplicação prática desse Relatório Individ...E qual a aplicação prática desse Relatório Individual de Prova de Avaliação?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-16179576206188934222017-04-26T17:52:30.190+01:002017-04-26T17:52:30.190+01:00Susana Castanheira, se o aluno faltar não tem qual...Susana Castanheira, se o aluno faltar não tem qualquer implicação pessoal em termos de avaliação, ficando apenas por elaborar o respetivo Relatório Individual de Prova de Avaliação (RIPA).João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-62268171237449309672017-04-26T15:47:07.886+01:002017-04-26T15:47:07.886+01:00E se o aluno faltar à prova de aferição, o que aco...E se o aluno faltar à prova de aferição, o que acontece?Susana Castanheirahttps://www.blogger.com/profile/03742147926513628426noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-30536409823561221122017-04-06T22:40:29.191+01:002017-04-06T22:40:29.191+01:00Maria Correia, parece-me uma forma aligeirada do J...Maria Correia, parece-me uma forma aligeirada do JNE corresponder às aparentes críticas que foram sendo feitas. Na minha perspetiva, e tendo presente o conceito de "prova de aferição", os alunos deveriam realizar as ditas provas, com condições, se necessário, com exceção para aqueles que beneficiam da medida de currículo específico individual. Por outro lado, atendendo à natureza performativa das provas das expressões artísticas e físico-motoras, poderiam ficar isentos de realizar algumas tarefas em função do seu perfil de funcionalidade.<br />O ponto 2.5 permite, na prática, realizar provas a nível de escola e que serão, penso eu, porque falta informação, corrigidas na própria escola. Logo, não existe uma aferição tal como preconizada na génese deste tipo de provas.João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-40467050673551569962017-04-06T21:34:21.435+01:002017-04-06T21:34:21.435+01:00Olá
Qual é o entendimento que faz do ponto 2.5? N...Olá<br /><br />Qual é o entendimento que faz do ponto 2.5? Não há provas a nível de escola mas os agrupamentos podem fazer provas específicas ou/e utilizar outro tipo de instrumentos e técnicas de avaliação? isso quer dizer exatamente o quê?ObrigadaMaria Correianoreply@blogger.com