tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post460799983813079145..comments2024-03-28T11:30:44.110+00:00Comments on INCLUSO: A falácia do rácio de alunos com necessidades educativas especiais por professor de educação especialJoão Adelino Santoshttp://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comBlogger4125tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-37636404757358340442015-11-07T15:04:23.083+00:002015-11-07T15:04:23.083+00:00Como já foi referido, um ou dois alunos com limita...Como já foi referido, um ou dois alunos com limitações gravíssimas podem exigir, só por, a necessidade de um professor. Para 30 dislèxicos do ensino secundário, um professor pode chegar e/ou sobrar. A situação só poderá ser vista caso a caso. Depois, depende dos terapeutas disponibillizados pelo MEC, pela segurança social, pela autarquia, pelos CRI, etc...Não adianta, por isso, falar em 7, 14 ou 21. Cada caso é um caso.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-74285048305277705142015-11-07T12:11:54.556+00:002015-11-07T12:11:54.556+00:00Qual o número ideal de alunos por professor? É ind...Qual o número ideal de alunos por professor? É indicado 15, no máximo 20. Mais alunos é excessivo."<br />David Rodrigues, ao Correio da Manhã de 29-09-2015<br /><br />João,concordando consigo e, obviamente, discordando do Dr. David Rodrigues, também importará ter em conta o n.º de horas da componente letiva do docente.HJTPhttps://www.blogger.com/profile/13791052079951094749noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-48159154855132787022015-11-07T09:42:42.097+00:002015-11-07T09:42:42.097+00:00"Anónimo", de facto, existem outras cond..."Anónimo", de facto, existem outras condicionantes, como as que refere, que também deveriam ser consideradas aquando do apuramento das necessidades de docentes de educação especial.João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-40786854519359318622015-11-07T09:40:01.156+00:002015-11-07T09:40:01.156+00:00Há ainda outros factores: uma coisa é um professor...Há ainda outros factores: uma coisa é um professor de educação especial colocado numa escola localizada numa zona sem CRI, sem apoio de outros técnicos/ terapeutas, sem grandes possibilidades de estabelecer parcerias (PIT/CEI) e com estabelecimentos de ensino múltiplos e dispersos (muitos jardins e várias escolas do 1º ciclo e do 2º/3º/ Secundário afastadas entre si). Outra coisa….é um professor de educação especial com uma realidade em que todas as limitações/ condicionalismos que referi…não existem. Para além do perfil de cada aluno, muito importante é considerar a realidade vivida em cada agrupamento/escola/estabelecimento.Anonymousnoreply@blogger.com