tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post4177248680894358515..comments2024-03-28T11:30:44.110+00:00Comments on INCLUSO: Lei da educação especial vai ser repensadaJoão Adelino Santoshttp://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-9945231630081370752013-11-03T00:38:32.666+00:002013-11-03T00:38:32.666+00:00Faltou dizer que foi a Dra. Filomena Pereira que d...Faltou dizer que foi a Dra. Filomena Pereira que deu uma formação "rapidinha" aos inspetores que andam pelas escolas a fazer inspeções nessa área e que sabem tanto de educação especial como eu sei de física nuclear. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-79297181964583838202013-11-03T00:34:10.486+00:002013-11-03T00:34:10.486+00:00A Senhora Doutora Filomena Pereira é a voz do dono...A Senhora Doutora Filomena Pereira é a voz do dono. Transmite, interpreta, defende uma visão da educação especial que corresponde à filosofia vigente.<br />Ao longo dos anos, já a ouvi dizer que o preto é branco e, anos depois, que o branco era preto.<br />Se tirassem uma radiografia à versão oficial da Educação Especial, em cada um dos momentos, apareceria a Dra. Filomena pendurada nas costas do poder, servindo de papagaio.<br />Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-68599206891486665072013-11-02T22:39:39.591+00:002013-11-02T22:39:39.591+00:00Enquanto docente de educação especial, já fui &quo...Enquanto docente de educação especial, já fui "alvo" de um processo de monitorização. Por princípio, sou favorável a estes processo porque, para além de contribuírem para alguma uniformização de procedimentos e aplicação de conceitos, servem, também, para, eventualmente, aperfeiçoarmos as nossas práticas e contribuem para o nosso aperfeiçoamento profissional. Usei o vocábulo "eventualmente" propositadamente porque a postura de quem monitoriza nem sempre é centrada nos alunos, no seu perfil de funcionalidade, na sua personalidade, na sua individualidade, mas na visão do aluno enquanto um número, um ser indefinido. <br />Relembro que, aquando da implementação do atual enquadramento da educação especial, a taxa de referência era de 1,8% de alunos com necessidades educativas especiais.<br />Como é possível avançar com este valor quando, à partida, há vários estudos que avançam com uma taxa de prevalência muito superior?! A prevalência de alunos com dislexia é muito superior a esta taxa!<br />Os alunos são indivíduos com personalidade própria e devem ser tratados em conformidade, sem restrições ou imposições economicistas! Como costuma escrever o Prof. Doutor José Morgado, o desenvolvimento de um país também se avalia pelo tratamento dado às minorias.João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-4452728086554934122013-11-02T19:38:08.325+00:002013-11-02T19:38:08.325+00:00Cheira-me que este ano a monitorização de EE vai a...Cheira-me que este ano a monitorização de EE vai andar por ai nas escolas....Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-50797286040402899002013-11-02T18:47:01.193+00:002013-11-02T18:47:01.193+00:00Em julho fiz uma formação com a Drª Filomena Perei...Em julho fiz uma formação com a Drª Filomena Pereira da DGE, e ela já anda a vender o peixe, que é necessário chegar aos 2% de alunos com NEE, meta essa que segundo ela alguns países já estão a pensar em aplicar nomeadamente a Irlanda...<br />Esta senhora exaltava-se toda quando alguém questionava algumas das suas ideias, que se traduzem em corte e mais cortes...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-11637523592930217402013-11-01T23:53:28.957+00:002013-11-01T23:53:28.957+00:00Infelizmente, partilho dos receios ou previsões do...Infelizmente, partilho dos receios ou previsões do "anónimo". Pela tendência da política educativa e dos comentários dos seus responsáveis, tudo indica que o conceito de necessidades educativas especiais venha a ser mais restritivo, afastando ainda mais alunos dos apoios necessários, e os casos mais graves voltem para as escolas de ensino especial. <br />A verificar-se, estamos perante um volte face na política inclusiva e uma negação dos acordos internacionais aos quais o Estado português se associou!<br />João Adelino Santoshttps://www.blogger.com/profile/10662396181611469486noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-38657081187263368252013-11-01T21:41:04.891+00:002013-11-01T21:41:04.891+00:00Relativamente a este post gostaria de deixar aqui ...Relativamente a este post gostaria de deixar aqui 3 considerações que já teço há algum tempo:<br />Ponto 1: Sim estes cortes já eram esperados pois já suspeitava que a malha em torno dos alunos nee será cada vez mais apertada até ficarem apenas os alunos com deficiências profundas;<br />Ponto 2: mais dia menos dia esses mesmo alunos com deficiências profundas irão regressar aos estabelecimentos de educação/ensino especial;<br />Ponto 3: um dia quando os "iluminados" dos serviços centrais debruçarem-se sobre o dl 3/2008, e entenderem que salvo casos pontuais ( unidades de multi deficiência/ensino estruturado)os professores de EE não terão necessariamente de atuar no direto passando a funcionar mais como consultores, ai sim os cortes serão enormes.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-1010879471281698443.post-14781076233220298662013-11-01T12:25:24.912+00:002013-11-01T12:25:24.912+00:00Dá para perceber agora o corte nos docentes de EE ...Dá para perceber agora o corte nos docentes de EE e outras maldades? Qualquer dia são elegiveis para EE apenas os alunos com deficiências profundas. Demasiado previsível...<br />Não percebi o alcance da afirmação: "prevenir que as escolas se tornem cenários terapêuticos".<br />O que quer fazer com essa "prevenção", Professor Grancho?<br />LopesAnonymousnoreply@blogger.com